• Elemento

Seu sucesso já: conhecendo o público-alvo e criando personas


Você já deu o primeiro passo para começar ou reestruturar o marketing digital da sua empresa, agora está na hora de conhecer o seu público-alvo. Para isso, nada melhor do que criar personas que são a representação dos seus clientes. Mas por que o conhecimento dos seus clientes é tão importante no marketing digital? Simples, é por meio desse conhecimento que você cria as estratégias online, desenvolve seus conteúdos e cria anúncios potencializados. Vamos passar para você nosso método de criação de público-alvo e personas.

Se você está começando um negócio do zero, esta é a hora de pensar sobre quem você quer atingir. Vamos supor que você seja dono (a) de uma clínica de estética e que grande parte do seu público seja formado por mulheres (75%), mesmo assim não dispense os homens (25%), afinal eles também formam a sua clientela. O valor dos serviços oferecidos por você influencia na classe social do seu público. Assim, se seus produtos são onerosos, há probabilidade do seu público ser formado por pessoas com maior poder aquisitivo. A faixa etária e o local onde residem também são fundamentais na criação do seu público-alvo, então é necessário delimitar, assim como os interesses dessas pessoas. Em nosso exemplo os interesses seriam estética, boa forma, produtos de beleza e outros.

Nesta etapa você deve adicionar também os desejos e medos do seu público-alvo em relação aos seus serviços e produtos e quais seriam esses produtos e serviços utilizados por ele. Voltando ao nosso exemplo da clínica de estética, quais são os receios que uma pessoa pode ter? Não ver os resultados dos serviços ou reações alérgicas aos produtos, por exemplo. E quais são os desejos? Se sentir bonita, ter um tempo para relaxar... Tudo que foi esclarecido até este momento está ligado ao público-alvo, todas essas informações são primordiais para o desenvolvimento das personas que contêm as informações do seu público-alvo.

#comunicação #marketingdigital #soluções #agência #personas #públicoalvo