facebook-domain-verification=71a698zk9xn9kqmm0esaztbfc5qw2m Conteúdo: o rei do engajamento do marketing digital
top of page
  • Elemento

Conteúdo: o rei do engajamento do marketing digital


Esta é uma grande dúvida daqueles que cuidam das redes sociais do próprio negócio: como vender sem ser comercial. Se você já chegou à conclusão de que nas redes sociais não adianta você só criar publicações abordando seus produtos ou serviços, já temos “meio caminho andado”. Mas primeiro vamos recapitular. Você já sabe as soluções que a sua empresa oferece aos clientes e já identificou seu público-alvo e criou suas personas. Ok, já temos uma boa estrutura para abordar o rei do marketing digital: o conteúdo!

Para compreender melhor, vamos imaginar que você tenha um amigo no Facebook que sempre publica o mesmo tipo de assunto. Certamente, você vai considerá-lo chato, vai cogitar a hipótese de parar de segui-lo ou desfazer a amizade. Pois bem, com as empresas funciona da mesma forma. Você precisa criar conteúdo que atraia o seu público para que haja engajamento. Se você abordar apenas questões comerciais não estará explorando o canal de comunicação da forma certa. Sabemos que seu objetivo com o Facebook ou qualquer outra rede social é alavancar as vendas e promover sua marca. Porém, é preciso ter estratégia para se chegar onde se almeja.

Uma das regras de ouro do marketing digital é a 80/20, que deixa claro as proporções de publicações, sendo 80% conexão e 20% comercial. Então, fica a pergunta: o que fazer para criar conexão? Simples, ouça seus clientes. Muitas vezes os clientes deixam “pistas” sobre quais conteúdos gostariam de ler. Preste atenção nos comentários que eles fazem, acesse às páginas dos seus concorrentes e leia os comentários também. Essa dica básica já trará muita inspiração.

Mas para sermos ainda mais certeiros, você pode dar dicas ou abordar fatos curiosos de forma indireta sobre seu produto ou serviços; pode contar histórias de clientes; e, sim, você pode criar uma ‘bandeira’ que se encaixe com o perfil da sua empresa. Vamos pegar a própria Elemento Comunicação como exemplo. Nossa empresa fala diretamente com proprietários de pequenas e médias empresas, então abordamos assuntos relacionados à comunicação por meio do nosso blog. Utilizamos uma linguagem descontraída para abordar o cotidiano do empresário, falamos sobre prosperidade, sucesso, trabalho e por aí vai. Assim, quando o empresário entra em nossa página ele se sente representado e isso gera a tão esperada conexão.

bottom of page